Roteiro na Alemanha, Polônia, Letônia , Estônia e Finlândia: transporte


Neste post, contei sobre o meu ultimo roteiro na Europa. Agora, vou contar como me transportei entre as cidades e pude fazê-lo em pouco mais de 20 dias.

A viagem começou com seis dias em Berlim, de onde parti da Estação Central para Dresden, de trem. O trem rápido que liga Berlim-Praga, da DH Bahn, faz o trajeto em cerca de 1:50h. Gente, paguei apenas 19 euros na passagem e embarquei em um trem super confortável. Sabe aquele tipo com cabines, de seis lugares, privadas? Adorei, e fui dormindo como um anjo!



O acesso à estação de Berlim é fácil, desde qualquer ponto, já que bondes, ônibus e metrôs saem/chegam à ela.


Estação Central de Dresden


Ela é grande e tem alguns restaurantes, bares, farmácia e uma ótima loja de câmbio.

De Dreden fui para Wroclaw também de trem. Comprei a passagem na DH Bahh. Essa foi mais carinha: 47 euros. O trem é menos luxuoso que o anterior, mas confortável, com vagão restaurante, tomadas e Wi-Fi. So prestem atenção ao se instalarem no trem, porque ele descarrilha, então cheque que está no vagão escrito Wroclaw. O tempo de viagem é de 3:40, e há, geralmente, dois trens por dia. Peguei o das 18h.

Fiz Wroclw-Cracovia de ônibus com a companhia Polski Bus, e a viagem durou cerca de 3:10h. Paguei 19 zl nesta passagem. A estação de ônibus de Wroclaw fica dentro de uma espécie de shopping ,de frente para a de trem. É pequena, mas muito bem sinalizada e central.

O ônibus em si é limpinho, com assentos confortáveis, banheiro, café e Wi-Fi grátis. Porém, destaco que no dia da minha viagem a temperatura externa era de menos 15 graus, e senti frio nos pés. Mesmo com duas meias. Recomendo que levem uma pashimina, pois não vi cobertas no ônibus.

A estação de ônibus da Cracóvia, fica a cerca de 10 minutos a pé do Centro Histórico, exatamente atrás da estação central de trens.

Para ir da Cracóvia para Varsóvia, pode-se escolher um trem ou a mesma companhia de ônibus. O tempo de viagem é similar, pouco mais de três horas. Escolhi o trem, pois era o que tinha os horários mais tardes, de forma que pude aproveitar ao máximo o último dia na cidade. Viajei com a Polrail, e gostei do trem, com tomadas, Wi-Fi e vagão restaurante. Ademais servem chá, café, e uns docinhos de grátis. Uma observação: achei que estava muito quente no trem, o que tornou a viagem um tanto desconfortável. Paguei 63 zl nesta passagem.

Para sair da Polônia para os Bálcãs fui de avião com a AirBaltics. A passagem, se comprada com antecedência, de Varsóvia para Riga custa apenas 70 euros com bagagem despachada. O avião não era grande, e também meio barulhento, mas confortável e com excelente atendimento. A viagem dura 1:30h. Mas, atenção: Riga tem um fuso de uma hora a mais.



Agora, uma super dica: o Duty Free de Varsóvia!! Há uma enorme variedades de produtos, e é um excelente local para se comprar bons perfumes e cosméticos. Por quê? Ora, o zl é 1:1 com o real!!! Faça a festa, amiga!

De Riga à Talllinn você pode fazer de avião com a AirBaltics. A viagem dura apenas 50 minutos, e a passagem sai por 60 euros com bagagem despachada. Acontece que me distrai, e não comprei a passagem com antecedência. Daí, que ela chegou a 200 euros 😥. Tinha planejado pegar o avião de 7:30h, de forma que para aproveitar o dia, me restou ir de ônibus de madrugada. Fiz a viagem, com a Ecolines, dica do blog Projeto 101 países. Parti as 2:30 e cheguei a Tallinn as 06:50h. A viagem foi bem tranquila, e dormi a noite inteira. Achei, esse ônibus mais confortável, e quentinho, que o da Polônia. Ele também tem um excelente Wi-Fi, café e biscoitos free, e uma tela onde se pode assistir a um filme ou optar por uma game.

Além da Ecolines, há a Lux Express que também faz o trajeto Riga-Tallinn, mas não há ônibus na madruga. Ambas as passagens custam entre 5-15 euros à depender do horário.

Comprei todas as passagens nos respectivos sites, recebi a passagem por e-mail, as imprimi, e tudo correu magnificamente na hora do embarque.

Tallinn-Helsinque, foi um bônus. Aproveitei um stopover da BA para ficar 18h na capital da Finlândia. Mas, essa história conto depois...

Aeroporto de Tallinn




Qualquer dúvida, deixem um recadinho.

Aquele abraço!

Comentários